Explorando a metodologia dos soft systems (2)

Dando sequência à apresentação das metodologias dos soft systems, o professor Beradi mostrou exemplos da sua própria experiência como ecólogo, quando pesquisou problemas de tribos indígenas no Estado do Tocantins.

O primeiro passo foi construir o que ele chamou de “rich picture”, isto é, uma imagem tão ampla e completa quanto seja possível a uma mente humana construir. Em 2009, ele construiu esta imagem:

O desenho é uma técnica produtiva para se explorar o contexto de maneira não estruturada. Ao deixar de lado as palavras e operar com uma linguagem não verbal, ativamos as áreas do cérebro que pensam de maneira intuitiva e, assim, podemos enxergar aspectos e relações que talvez passassem desapercebidos numa exploração mais linear.

Neste caso, o que o professor Berardi viu foi uma cadeia de relações entre os índios, o ambiente e outros grupos humanos que estão em constante interação com a tribo. Tentei reproduzir aqui o cenário que ele apresentou:

A construção da “rich picture” deve ser feita pelo maior número possível de grupos de interesse (stakeholders) envolvidos com o problema. E todos devem se comprometer em ser claros e explícitos sobre  seus valores, experiências e interesses.

Quem lidera a realização da atividade deve estimular os participantes a refletir sobre:

1. A natureza do seu envolvimento com a situação

2. O papel que desempenha na situação

3. Se está na condição de beneficiário ou vítima da situação

Finda esta etapa, é hora de começar a trabalhar nos diagramas que vão estabelecer os fluxos e mecanismos de retro-alimentação (feedback) do sistema. Esta segunda etapa será tratada na próxima postagem.

Sobre ABujokas

Sou graduada em jornalismo, doutora em educação, professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e pesquisadora no campo da media literacy/mídia-educação. Embora viva na terra do boi Zebu, não tomo leite e não como carne, porque fazem mal para mim e para o meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em AULA 3, PRÁTICA. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s