Guia para ler

Este blog foi feito no típico estilo “diário”, para registrar a aulas do curso “Tomada de decisões ambientais: uma abordagem sistêmica “, ministradas pelo professor Andrea Berardi entre 30 de novembro e 1 de outubro de 2012, no programa de pós-graduação em Educação para a Ciência da Unesp, campus de Bauru.

O conteúdo está organizado em cinco categorias:

Teoria

Prática

Aula 1

Aula 2

Aula 3

A maioria das postagens é independente. Quando possuem uma relação de dependência, eu a indiquei no final do texto.

Para acompanhar o percurso todo, obviamente, a leitura deve ser feita de baixo para cima, seguindo este roteiro:

1. Porque estamos aqui

2. A ideia de sistema no começo da ciência

3. Afinal, o que é um sistema?

4. Sistemas simples e sistemas complicados

5. Refinando conceitos: o que são sistemas complexos

6. Conhecendo as características internas dos sistemas complexos

7. O ciclo da Fênix na teoria dos sistemas

8. Sobre ser duro e suave nos sistemas

9. Sistemas de direita e sistemas de esquerda

10. Experimentando com arquiteturas

11. Explorando a metodologia dos soft systems (1)

12. Explorando a metodologia dos soft systems (2)

13.  Explorando a metodologia dos soft systems (3)

14. Mão na massa e resultados

Imagino como leitor ou leitora ideais deste blog gente como eu. Antes de começar o curso, eu sabia de duas coisas: 1. que a evolução do pensamento cartesiano era o assunto do filme “O ponto de mutação”, com a Liv Ullman, ex-mulher do Ingmar Bergman, baseado no livro do físico Fritjof Capra; 2. que esse assunto é objeto de discussão intelectual entre gente cool.

O intensivão do professor Berardi foi bem útil para diminuir minha ignorância, ao mesmo tempo em que me deu uma visão estrutural e crítica do assunto, que eu não teria de outra forma – a não ser que estudasse muito, coisa que eu não tenho tempo nem condições de fazer.

Ainda bem que vivemos na época dos blogs e eu posso compartilhar com outras pessoas esse atalho de acesso ao pensamento sistêmico.

Se você ainda está aqui, boa leitura!

Sobre ABujokas

Sou graduada em jornalismo, doutora em educação, professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e pesquisadora no campo da media literacy/mídia-educação. Embora viva na terra do boi Zebu, não tomo leite e não como carne, porque fazem mal para mim e para o meio ambiente.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

