Sobre o curso

O curso “Tomada de decisões ambientais: uma abordagem sistêmica” foi oferecido pelo programa de pós-graduação em Educação para a Ciência da Unesp, campus de Bauru entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2012, sob responsabilidade dos professores Danilo Rothberg, do Departamento de Ciências Humanas e Andrea Berardi, do Communication and Systems Department da The Open University inglesa.

Esta é a ementa:

Tomada de decisões ambientais no contexto do desenvolvimento sustentável. Sistemas de ideias e práticas. Habilidades em sistemas de pensamento crítico, modelagem, avaliação e negociação. Natureza e função da legislação ambiental e esquemas na tomada de decisões. Avaliação crítica de tomada de decisão em processos ambientais. Avaliação de impactos ambientais. Desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental.

A bibliografia básica é composta pelas seguintes referências:

Blowers, A. and Glasbergen, P. (1995) Environmental Policy in an International Context: Perspectives, London, Arnold.

Holdgate, M. (1995) ‘How can development be sustainable?’, The Prince Philip Lecture, RSA Journal, November, pp.15–29.

Kates, R.W., Parris, T.M. and Leiserowitz, A.A. (2005) ‘What is sustainable development? Goals, indicators, values and practice’, Environment, vol. 47, no. 3, p.11.

Macrory, R. (2005) ‘Environmental assessment and outline planning application’ in ENDS Report 366, July 2005, p. 55.

Sexton, K., Marcus, A.F., Easter, K.W.and Burkhardt, T.D. (1999) Better Environmental Decisions: Strategies for Governments, Businesses and Communities, Washington DC, Island Press.

Vickers, G. (1980) ‘Education in systems thinking’, Journal of Applied Systems Analysis, vol. 7, pp.3–10.

Buckingham-Hatfield, S. and Percy, S. (1999) Constructing Local Environmental Agendas: People, Places and Participation, London, Routledge.

Dryzek, J.S. (1997) The Politics of the Earth: Environmental Discourses, Oxford, Oxford University Press.

Hopwood, B., Mellor, M. and O’Brien, G. (2005) ‘Sustainable development: mapping different approaches’, Sustainable Development, vol. 13, pp. 38-52.

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